Wordpress?

WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas (sites) e blogs online.

É uma das ferramentas mais utilizadas para conteúdo na web, disputando com o serviço do Google, chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram uma página com maior personalização e recursos diferenciais.

A popularização deste sistema é devida, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), facilidade de uso e, a versatilidade. Também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrônico, revistas, portfólio, gerenciador de projeto, agregador de eventos e, outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. O usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML; eles também podem instalar e alternar entre temas WordPress.

Esta metodologia em desenvolver os sites em WordPress, com até 6 páginas, acaba tendo um investimento baixo para nosso clientes, sendo ideal para profissionais liberais, micro e pequenas empresas.

Vantagens em utilizar o WordPress

  • Ambiente administrativo fácil e intuitivo

O WordPress foi desenvolvido para pessoas que não dominam códigos ou qualquer linguagem de programação.

Portanto, seu ambiente administrativo, onde você pode criar, editar e deletar páginas, artigos vídeos e imagens, foi projetado para ser fácil e manuseado por qualquer pessoa.

Se você tem um pouco de conhecimento em qualquer editor de texto, como o Microsoft Word, é o suficiente.

  • Temas ou Templates

Vamos dizer que um tema ou template seja as características visuais do site.

Como por exemplo: a cor do fundo, a disposição de como as imagens e texto irão ser apresentadas, o tamanho e o tipo de fonte.

Enfim o tema é que define todas as características de como o site será apresentado para o usuário final.

Você pode mudar o tema do site sem precisar perder nenhum conteúdo já produzido, ou seja, a forma que será apresentado o site será diferente, porém mantendo o conteúdo inalterado.

  • Plugins ou extensões de recursos

Outra vantagem são os plugins ou extensões de recursos que o WordPress disponibiliza.

Vamos supor que você precise de algum recurso após o seu site ter sido desenvolvido. Como por exemplo, uma galeria de fotos.

Através deste recurso você pode instalar sem alterar o que já foi desenvolvido, e começar a utilizar instantaneamente.

Atualmente existem mais de 47 mil plugins gratuitos para serem utilizados para os mais variados propósitos.